Aplicações de Chapas de Aço e seus vários tipos, o que é e como são feitas.
Chapa de aço, também conhecida popularmente como: chapa de zinco, chapa de ferro ou chapa galvanizada, são obtidas pelo corte transversal de bobinas de aço carbono e algumas passam por processos de fresas chapas podem ser utilizadas nas mais variadas aplicações.
A chapa de aço carbono é um dos tipos mais populares de aço no mercado, elemento essencial no segmento da construção civil e em diferentes áreas da indústria. Existem a de Médio Carbono: A chapa de aço de carbono possui entre 030% a 0,60% do elemento e Alto Carbono: A chapa de aço de carbono possui entre 0,60% a 1,00% do elemento.
Na produção da Chapa existem dois processos distintos:
- Chapa laminada a frio:
A Chapa de Aço Carbono Laminada a Frio é obtida a partir da redução a frio, aplicados ao produto laminado a quente, sendo posteriormente recozido por tratamento térmico. As usinas produtoras de chapas garantem em seus certificados essas características que variam conforme a qualidade e tipo de acabamento. As chapas laminadas a frio levam uma tonalidade acinzentada e textura menos áspera.
chapa fina frio é aplicada na produção de:
- eletrodomésticos (linha branca);
- indústria automobilística;
- esquadrias;
- construção civil, entre outros.
- Chapa laminada a quente ou chapa Preta:
As chapas de aço laminadas a quente são produzidas a altas temperaturas, passando dos 900ºC. Esse modelo de chapa é fabricado por meio da laminação de placas no Laminador de Tiras a Quente (LTQ), que realiza bobinas laminadas a quente, geralmente produzem um material de maior dureza, menos maleável. A chapa fina quente, possui uma boa soldabilidade, tenacidade alta e resistência a peso e pressão e mais flexível. Em relação à aparência das chapas, a chapa fina laminada a quente possui uma cor azulada e textura áspera, gerada pela alta temperatura aplicada ao material.
Ambas as variações são obtidas pelo corte transversal de bobinas de aço carbono sendo fornecidas em dimensões variadas de espessura. A largura padrão é de 1200 mm e comprimento de 2000 e 3000 mm.
A chapa fina quente é indicada para a produção de:
- rodas;
- pisos (chapa xadrez);
- longarinas;
- tubos metálicos;
- fabricação de autopeças;
- móveis, etc.
Principais tipos de chapas de aço para seus projetos
- Chapa Trata-se de chapas planas e resistentes, não galvanizadas que oferecem segurança, durabilidade e versatilidade para atender a diferentes demandas de projetos.
- Chapa galvanizada:
As chapas galvanizadas, são oriundas de bobinas de aço carbono que passam pelo processo de imersão em zinco liquido, no qual é aplicada uma camada de revestimento de zinco para garantir maior vida útil do material, aumentando sua resistência em relação a corrosão ou ferrugem.
- Chapa Galvalume ou Chapa Aluzin:
Outro acabamento que estas chapas de aço recebem é o tratamento com zinco e alumínio e são assim chamadas: Chapas Galvalume. Esse processo e o de Galvanização somente em zinco faz com que estas chapas tenham maior longevidade, suportando melhor os danos causados pela exposição ao tempo e à umidade. Dessa forma, é o aço ideal para construções expostas a intempéries!
- Chapa xadrez, chapa corrugada ou Chapa de Piso.
Esta chapa possui algumas saliências propositais em toda a sua superfície com o principal intuito de aumentar a sua aderência. Graças as propriedades da chapa corrugada, ela pode ser utilizada em diversas funções em vários segmentos da indústria e é uma chapa de aço carbono e é obtida no processo de laminação a quente
- Chapa Expandida
A produção de uma chapa expandida é feita a partir da alteração da placa metálica, processo realizado através do uso de extrusoras, o que resulta em uma tela altamente resistente e durável. Utilizada para piso ou divisórias.
A chapa é expandida e esticada em uma malha. O alongamento do metal resulta em uma malha com espaços em forma de diamante – embora muitos outros padrões possam ser criados.
O padrão da malha pode ser escalonado (fornecendo a área mais aberta) ou em um padrão reto com todas as linhas e colunas alinhadas. A proporção de área aberta determina a quantidade de espaço para a passagem de ar, água e luz, e irá variar de acordo com a aplicação pretendida
- Chapa Frisada
A chapa de aço, passa por uma frisadeira ou prensa, este processo cria frisos e acaba reforçando a resistência deste material, podendo ser frisadas em V ou U.
- Chapa Búzio ou conhecida também por Chapa Lambril ou Cartolinha:
São painéis produzidos em dobradeiras ou prensas a partir de chapas de aço laminado a frio ou zincada, com formatos padronizados, geralmente em formato curvo ou sob encomenda para aplicações diversas, produzidos nas espessuras zincadas 0,80mm / 0,95mm e 1,25mm. Produzidos nas espessuras fina frio 0,75mm / 0,90mm e 1,20mm.
- Chapa belinox ou Tela Moeda:
São produzidas por estampagem, perfuradas em formato redondo, de diversos diâmetros e espessuras, podendo ser em aço galvanizado ou inox, sendo que para utilização em churrasqueiras, recomenda-se a utilização do inox, pois não traz riscos à saúde, sendo que comercializamos somente deste tipo em nossa empresa.
Chapa Xadrez, Chapa corrugada ou Chapa de piso.
Chapa Galvanizada, Chapa Galvalume ou chapa Aluzin, chapa de zinco, chapa de Ferro ou Folha de Zinco.
Chapa Expandida
Chapa Búzio ou Chapa Lambril
Chapa Frisada em U
Chapa Frisada em V
Tela Belinox ou Tela Moeda.