Aplicações do Aço, o que é e qual o uso.
Utilidades no cotidiano – O ferro e o aço são aplicados em diversos materiais que fazem parte do nosso dia a dia, incluindo panelas, caldeiras, mesas, portões, grades, rodas de automóveis, pontes, pregos, parafusos, ferramentas e muito mais.
O aço é uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono, com percentagens deste último variando entre 0,008 e 2,11%. Distingue-se do ferro fundido, que também é uma liga de ferro e carbono, mas com teor de carbono acima de 2,11%.[1] O carbono é um material muito usado nas ligas de ferro, porém varia com o uso de outros elementos como: magnésio, cromo, vanádio e tungstênio.[2] O carbono e outros elementos químicos agem com o agente de resistência, prevenindo o deslocamento em que um átomo de ferro em uma estrutura cristalina passa para outro. A diferença fundamental entre ambos é que o aço, pela sua ductibilidade, é facilmente deformável por forja, laminação e extrusão, enquanto que uma peça em ferro fundido é muito frágil.
O aço possui várias formas e diversas aplicações. Trata-se de um material muito utilizado no Brasil e no mundo, capaz de movimentar a economia, impulsionar a indústria e gerar empregos.
No aço comum o teor de impurezas (elementos além do ferro e do carbono) estará sempre abaixo dos 2%. Acima dos 2 até 5% de outros elementos já pode ser considerado aço de baixa-liga, acima de 5% é considerado de alta-liga. O enxofre e o fósforo são elementos prejudicais ao aço pois acabam por intervir nas suas propriedades físicas, deixando-o quebradiço. Dependendo das exigências cobradas, o controle sobre as impurezas pode ser menos rigoroso ou então podem pedir o uso de um antissulfurante como o magnésio e outros elementos de liga benéficos. Existe uma classe de aços carbono, conhecida como aços de fácil usinabilidade, que contém teores mínimos de fósforo e enxofre. Estes dois elementos proporcionam um melhor corte das ferramentas de usinagem, promovendo a quebra do cavaco e evitando a aderência do mesmo na ferramenta. estes aços são utilizados quando as propriedades de usinabilidade são prioritárias, em relação as propriedades mecânicas e microestruturais, (peças de baixa responsabilidade).
As propriedades do aço podem variar de acordo com sua composição química e teor de carbono, garantido uma grande diversidade de aplicações práticas.
O aço apresenta um comportamento dúctil com regimes de deformação elástica e plástica.
Até certo nível de tensão aplicada, o material trabalha no regime elástico-linear, onde a constante de proporcionalidade é denominada módulo de deformação longitudinal ou módulo de elasticidade. Ultrapassado o limite de proporcionalidade, tem lugar a fase plástica, na qual ocorrem deformações crescentes sem variação de tensão (patamar de escoamento). O valor constante dessa tensão é a mais importante característica dos aços estruturais e é denominada resistência ao escoamento. O valor máximo da tensão antes da ruptura (ponto mais alto do diagrama tensão, deformação) é denominado resistência à ruptura do material.
Os diversos tipos de aço são classificados e denominados por normas nacionais (NBR) e internacionais (ASTM) de acordo com sua aplicação e propriedades mecânicas (principalmente a resistência ao escoamento e resistência à ruptura, no caso de aços estruturais).Com isso o ferro (ou Aço ) Se torna Mais forte.
Podemos classificar os segmentos de aço em:
Produtos planos
Alguns dos principais produtos são telhas, tubos, chapa fina quente ou fria, bobinas etc.).
Produtos longos
Alguns dos principais produtos são barras chata, quadrada ou redonda, vergalhões, fio máquina, vergalhões, arames, telas e tubos sem costura.
Atualmente nossa empresa comercializa produtos planos de aço, como:
Telha de Aço, Chapa de Aço, Tubos de Aço, chapa fina quente ou fria, bobinas de chapa galvanizada ou galvalume e também bobinas de chapa pintada, com diversas medidas.
E também comercializa produtos longos de aço laminados, como:
Ferro Chato, Ferro Redondo, Cantoneiras, Ferro TEE, sempre de SAE 1020 e em barras de 6mts, com diversas medidas.